IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS
13
atuações em projetos
120k+
visualizações nas redes
8.6K+
interações nas redes
200+
pessoas engajadas
Registros dos impactos socioambientais no período de 01 de janeiro a 01 de junho de 2025.
Abaixo estão listados projetos em que a Cuesta Viva participou, apoiou ou realizou neste período.

Comedouro de Aves
Criar pontos de alimentação para aves silvestres na área da Edgardia, promovendo a conservação da fauna local após o incêndio florestal. Projeto realizado em colaboração com a CATI – SP e a Villa Tsururs.
Ação: Doação de materiais (comedouros de madeira) e mobilização de parceiros (Liga do Bem e Supermercado Central) para doação de frutas.
Restaura Cuesta
Auxiliar na restauração da vegetação nativa das áreas que foram afetadas pelo incêndio florestal que aconteceu em setembro de 2024 na Fazenda Edgárdia.
Realização do projeto Restaura Cuesta.
Ação: Apoio na divulgação e participação no mutirão.
São Paulo Sem Fogo
Capacitação e treinamento de prevenção e combate a incêndios florestais. Oficina promovida pela Fundação Florestal em parceria com a FCA – Unesp Botucatu.
Ação: Participação ativa dos treinamentos teóricos e práticos propostos na oficina São Paulo Sem Fogo.
Passagens de Fauna
Apoiar a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Botucatu na elaboração de um plano de captação de recursos para a construção de passagens de fauna, junto ao Instituto de Defesa da Fauna, nos trechos com maior incidência de atropelamentos de animais.
Ação: Apoio no levantamento de dados e elaboração do documento.

SINTA – UNESP
Promover a educação ambiental e o intercâmbio de saberes sobre a fauna silvestre da região da Cuesta, por meio de uma vivência com estudantes da Semana de Integração Acadêmica (SINTA) da FMVZ/UNESP Botucatu.
Ação: Apoio nas atividades de campo e nas visitas aos moradores do Vale da Cuesta.
Apoio Dona Beia
Prestar apoio ao produtor de mel da marca Dona Beia, que sofreu uma perda significativa de colônias de abelhas nativas, por meio do envio de uma carta-denúncia ao COMDEMA solicitando a investigação das causas da mortalidade.
Ação: Envio da carta denúncia e acompanhamento junto ao conselho.
Plano de Manejo da APA Cuesta Guarani
Colaborar para a criação do Plano de Manejo da APA Cuesta Guarani, por meio da participação ativa nas oficinas organizadas pela Fundação Florestal.
Ação: Participação ativa das oficinas técnicas da elaboração do plano e divulgação.
Palestra no Conselho da APA Cuesta Guarani
Apresentar os desafios e oportunidades na conservação da fauna no município de Botucatu e região, juntamente com o IDF – Instituto de Defesa da Fauna.
Ação: Palestra conjunta.

Exposição Deuses, Mitos e Detritos
Promover o debate sobre a gestão dos resíduos e seus impactos no ecossistema aquático a partir da exposição: Deuses Mitos e Detritos da fotógrafa botucatuense Malú Ornelas.
Ação: Apoio na divulgação e participação mesa redonda ambiental..
Ato Nacional #PL2159NÃO
Mobilizar e informar a população, as entidades e o poder público a respeito do retrocesso ambiental proposta pelo Projeto de Lei 2159/21 por meio de atos públicos e comunicação em redes sociais.
Ações: Co-realização no ato de Botucatu, envio de carta institucional de repúdio ao Projeto, ao senado e ao Governo Federal.
Visita de campo com os alunos da Engenharia Florestal – Unesp
Promover a importância de unidades de conservação integral Parque Municipal Natural Cachoeira da Marta, contextualizar os alunos sobre os aspectos legais considerando o plano de manejo e zona de amortecimento para conservação da biodiversidade.
Ação: Guia e colaboração.
Diagnóstico de Biodiversidade
Mapear as áreas sensíveis e significativas para a conservação da biodiversidade. Tanto as ocorrências de espécies raras da flora e da fauna, quanto os corredores mais importantes para a manutenção do fluxo gênico das espécies. A partir deste mapeamento nos empoderamos e identificamos as principais ameaças e oportunidades para a biodiversidade.
Ação: Realização.
Participações em Eventos
